terça-feira, 2 de agosto de 2011

De volta à década de 90



        O grunge, que começou muito mais como um movimento, ganhou destaque no início dos anos 90, principalmente com bandas como Pearl Jam, Soudgarden, Alice in Chains e Nirvana. Muitas pessoas acabaram se identificando com o ritmo e o número de adeptos aumentou de forma significativa em pouco tempo, com isso, o grunge acabou virando mais um gênero músical dentro do rock.
        Apesar de alguns grupos conhecidos pelo público em geral ainda existirem, produzirem novos álbuns e até mesmo realizarem shows, podemos dizer que é muito difícil encontrar bandas independentes que se propõem a tocar e compor músicas parecidas as que eram tocadas há vinte anos. Hoje, trago ao conhecimento de todos os leitores a banda Backlash.
        O grupo formado por Kemp (vocal), Jão Caricati (guitarra e backing vocal), Cleber Monteiro (guitarra), Jimmy (baixo e backing vocal) e Diego Cescato (bateria e backing vocal) teve início no segundo semestre de 2010. “A ideia de começar a banda foi num encontro de amigos em um bar de Bauru, quando Jão e Jimmy resolveram se reunir pra fazer um som cover de alguma outra banda pra buscar alguma influência diferente”, explicou Kemp.
        Em pouco tempo, a banda conseguiu produzir um EP com quatro faixas. O trabalho, intitulado “Nimbuzz”, foi um trocadilho entre palavras da língua inglesa. “Não tínhamos pensado em nenhum nome logo de início. Foi então que cheguei com uma arte que tinha feito há muito tempo e a aprovação foi unânime pra que fosse a capa. Queríamos um nome que se relacionasse com esta arte, então pensamos em ‘Nimbus’ (do latim, que significa nuvem de chuva, e no inglês significa tanto nuvem de chuva como auréola, resplendor). Decidimos trocar o S do final por dois Zs para formar a palavra "buzz" (do inglês ‘zumbido’), para brincar com a característica do nosso som. Com o trocadilho de palavras feito, fica algo como "Zumbido do Resplendor". Estranho, não? Pois é, somos estranhos mesmo”, disse o vocalista.
        Assim como a maioria dos grupos de rock, a banda diz que a maior dificuldade é encontrar espaço, bares e público para apresentar seu trabalho. Eles já estão compondo novas músicas, mas não possuem previsão para gravá-las. Abaixo está a faixa “The Chain Effect”, escutem e deem sua opinião.

Download do EP: http://www.mediafire.com/?adf7joq8q6ilc0e

The Chain Effect:

2 comentários:

  1. Simplesmente ADOREI!
    Desde a atitude de gravar algo que pouco se vê por aí, até qualidade da gravação e as músicas em si! Som muito gostoso de se ouvir e a voz também está show!
    Mas ESTRANHO não é a banda, estranho é uma banda com uma qualidade dessas, ter dificuldade de encontrar espaço, o que infelizmente é o caso de muitas bandas por aí. Enquanto isso o lixo musical domina as mídias por aí com suas modinhas...
    Meus parabéns à banda Backlash, mandam muito bem MESMO! bjão :*

    ResponderExcluir